Marcadores

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

“A Fé que tenho ninguém me tira”
A Criação do Homen - Pensamentos Metafísicos Rudimentares e nada de novo.

Talvez a ferramenta mais interessante em Nós, seres humanos, e que nos fez tão prolíferos de ideias e distintos em relação á nossa condição animal foi sem duvida a capacidade de imaginar. A capacidade de desenvolver todo um universo só fruto de nossa mente, uma realidade paralela, proporcionou nos a habilidade de criar histórias e de as viver tornando-as tão reais como o universo das coisas fora de nossas mentes.
Filosoficamente falando, realidade são ambos, a tangível e a ilusória
Mal de mim como poeta se não desse a essa capacidade o mesmo respeito e valor que a  realidade material. Aliás, é no meio desta capacidade de imaginar, que quase tudo que o homem criou se materializou. Existem outros temas que para muitos, não necessitam de ser materializados para serem credíveis o que só por si se torna muito interessante acreditarmos em coisas que não tocamos e que povoam nossas mentes em muitos casos criadas em outras.
E pensar que tantas outras realidades existem mas só nas mentes de quem as criou,
Pergunto, faz de si uma realidade algo que importámos de outras mentes e que não tocamos?
Não é maravilhoso que uma pessoa consiga conceber Deus?

O divino é uma criação humana. Talvez a mais bela delas todas. Compreendo e concordo com o conceito de uma grande verdade que engloba toda esta energia em que nos movemos. Para mim e por enquanto, é me claro que a esta verdade absoluta, há quem chame de Deus.  
Não é assim tanto uma imaginação, mas esse conceito é bastante palpável, pois ele nos cerca e dele somos constituídos.
Dentro desta enorme bola de energia, a que nós pertencemos, só de uma ínfima parte temos conhecimento, o que torna fácil entregar a outros a hipotética capacidade de entender tudo. 
Delegar a outros. Sempre o caminho mais fácil que a grande maioria de nós prefere.
A meu ver, não existe essa dualidade, Nós e o divino, mas o Uno, por isso pessoalmente não entrego a terceiros e assumo minha cota parte num só todo.

A criação do homem, que não material, a ilusão, é toda fictícia e pode se tornar limitada uma vez que encerrada e dogmatizada. 
Aquele que vive por esses princípios, limitado fica. 
Essas ilusões criadas pela mente humana quando partilhadas e recriadas e aceites em outras mentes criam um elo artificial que liga e conforta grupos de diversas dimensões.
Dessa realidade ilusória nascem vários conceitos, como o de nacionalismo, uma fronteira totalmente criada pelas mentes dos homens onde se desenvolvem esses fictícias crenças e como nas religiões e tantos outros “ismos” que fazem as pessoas viverem uma vida dentro de uma ilusão.
Adoro
Gosto que não sejamos só matéria. 
Adoro reger parte da minha vida por conceitos abstractos.
Mas cuidado Será a adoração uma posse?

Desde que concordemos que a realidade não se restringe ao universo material, então sim, as emoções e ideias e nossas adorações também são posse.

“A Fé que tenho ninguém me tira”


Cascais 2019

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TANTOS ANOS

Faz agora estes tantos anos que procuro, me mudo sem nunca daqui sair, por aí, mudo eu, mudo fico, mas procuro, mas sem nunca daqui sair
Tem coisas que nunca tive mas que as perdi, por aí, coisas que possui sem delas ser dono, coisas que tem agora tantos anos, tantos


Gravedal, Noruega    3 de Setembro 2018
“assombrado de que também os mortos envelhecessem”

"porque nunca pôde entender o sentido de uma contenda entre dois adversários que estavam de acordo nos princípios”

Excerpt From: Gabriel Garcia Márquez. “Cem anos de solidão.” iBooks. 
This material may be protected by copyright.