O PATRIOTISMO E O EU PEQUENO
Não sou patriótico, mas reconheço a minha pequenez, quando me sinto bem com os da minha cultura. A construção do homem tem sido pela conquista de conforto e proteção, dai a necessidade de fronteiras artificiais que logo se podem transformar em reais, de crenças comuns, de cores e linguagem, etc, etc….
É pequeno mas perceptivo, o patriotismo. Eu, o entendo inicialmente como uma criação do homem, por vezes forçada, que serve para criar um entendimento cultural entre um grupo, e que bem manipulado faz esse mesmo grupo trabalhar e até dar a vida por essa elite qua o criou.
É um trabalho intenso, dessa gente, de estar sempre a lembrar ás massas, que cor, que hino, que língua, que território, etc, devem eles amar.
Acho pequeno. Sei que o homem tem inteligência para poder abarcar a ideia de que a sua nação pode ser muito maior se ele se deixar ir por uma cultura mais global, sem esquecer o seu regionalismo. Como o sábio dizer Budista; O Oceano é feito de gotas, uma só gota não é nada e o Oceano sem gotas não existiria.
O Patriotismo é do tamanho que cada um de nós decide. Pessoalmente, o meu é do tamanho da humanidade
Igarapé Julho de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário